Livro: O Peregrino
- Fabio Bueno

- 19 de nov.
- 5 min de leitura

Não poderia escolher outro livro da literatura cristã, como primeira recomendação dos livros que li, para iniciar nossas indicações aqui no Blog, que não fosse "O PEREGRINO" de John Bunyan.
Depois da Bíblia sagrada, este têm sido o livro mais lido, reproduzido e compartilhado entre cristãos, desde que fora publicado em 1684.
Este livro é uma alegoria incrível, onde o personagem principal, "Cristão", ao se deparar com a verdade da destruição eminente, foge, deixando pra trás família, amigos e todos os seus conceitos e parte rumo à Cidade Celestial.
A foto da capa deste texto, é meu próprio livro, que adquiri e li em outubro de 2011. Esta edição particularmente, publicada pela Editora Fiel, contém notas de rodapé com referências bíblicas e breves citações que contextualizam a fonte bíblica que Bunyan utilizou, ao descrever as situações e personagens que o protagonista Cristão encontra em sua jornada, além de lindas ilustrações a cada etapa da jornada do nosso personagem rumo a Cidade Celestial!
O ENREDO
O protagonista, Cristão, parte para a Cidade Celestial carregando um fardo que simboliza o peso do pecado. Ele é guiado pelo personagem Evangelista e encontra figuras alegóricas como o Pântano da Desconfiança, a Feira das Vaidades e o Desfiladeiro do Desespero.
As mais variadas figuras alegorias em forma de lugares ou até mesmo personagens, simbolizam durante a jornada de Cristão, as tentações, dificuldades, lutas, adversidade e até mesmo testemunho e motivações que nós, como cristãos, enfrentamos no dia-a-dia, ao nos posicionarmos neste mundo caído, enquanto como "peregrinos" aqui, batalhamos na cainhada diária rumo a Cidade Celestial, assim como o personagem principal.
Alguns destes personagens são: Evangelista, Fiel, Esperançoso, Obstinado, Mundano, Intérprete, o demônio Apoliom, o gigante Desespero (senhor do Castelo da Dúvida), entre outros. Tais lutas, adversidades, diálogos e relações se passam em lugares e cidades que Cristão percorre rumo ao objetivo principal, a Cidade Celestial, alguns deste lugares são: a Cidade da Destruição, o Pântano da Desconfiança, a Feira das Vaidades, o Castelo da Dúvida e a Cidade Celestial.
A TEMÁTICA
A história apresentada po Bunyan, aborda temas como fé, arrependimento, perseverança e redenção, servindo como uma jornada espiritual e um guia para os cristãos enfrentarem as dificuldades da vida.
Particularmente, li este livro duas vezes, em ambas me surpreendi. Com plena convicção digo que Bunyan fora muito inspirado por Deus, ao escrever a jornada de uma personagem fictício, com tudo, completamente real, pois trata-se de nós, como peregrinos e cristãos neste mundo. Os personagens que o protagonista interage, e os lugares que batalha seus dilemas, são temas que enfrentamos diariamente, em nussa busca por santidade e por um estilo de vida Coram Deo!
Por tanto, apesar de ser uma alegoria, muitos diálogos e situações são tão reais quanto nossas lutas diárias!
O AUTOR E A ESCRITA
John Bunyan foi um pregador e escritor puritano inglês do século XVII, nascido em 1628, ele ficou conhecido por sua eloquência, apesar de ter pouca educação formal. Sua vida foi marcada por sua conversão, serviço militar, perseguição religiosa e prisão, que inspiraram sua vasta obra literária, incluindo o livro que o consagrou, "O Peregrino".
Bunyan nasceu em uma família humilde e teve uma juventude marcada por vícios. Sua jornada espiritual começou de forma intensa após uma experiência de convicção de pecados, culminando em uma fé profunda e na pregação do evangelho.
Justamente por pregar o Evangelho, em praça publica e lugares de grande fluxo de pessoas, foi acusado, perseguido e preso. E não, não ficou preso alguns dias ou semanas, passou cerca de 12 anos na prisão. Teve propostas para ser livre, caso concordasse em nunca mais "importunar" com usa pregação, mas sempre negou afirmando que, "no mesmo dia que sair, certamente pregarei", wow, que testemunho!
E justamente na tentativa de o calar, mantendo-o preso, foi que se dedicou ainda mais as Escrituras e a escrita. Foi neste período, que escreveu grandes obras cristãs, dentre elas, seu principal destaque, este livro que aqui recomendamos: O PEREGRINO!
Além deste livro, conta-se ao menos mais de sessenta livros e tratados, que abordam temas variados como sermões, autobiografias espirituais e tratados bíblicos.
John Bunyan faleceu em 1688, mas seu legado perdura por sua contribuição para a literatura e o pensamento cristão. É lembrado como um dos mais importantes pregadores e escritores cristãos da história, com seu túmulo em Bunhill Fields, Londres, sendo um local visitado por admiradores.
POR FIM...
Particularmente amo muito este livro, por se tratar do nosso dia-a-dia de forma alegorica, na pele de Cristão, a personagem principal que com muita luta e adversidade, pela graça alcança seu objetivo principal, a Cidade Celestial!
Um dos capítulos mais lindos da história é quando Cristão se vê em um caminho cercado pelo muro chamado "Salvação". Até este pondo, ele caminha com extrema dificundade, devido ao pesado fardo amarrado em suas costas, aprecie comigo este trecho tão lindo:
"Vi, em meu sonho, que o caminho pelo qual Cristão devia seguir era cercado em ambos lados por um muro e que este muro tinha o nome de Salvação. Por esse caminho, o sobrecarregado Cristão correu, mas com muita dificuldade, por causa do fardo às suas costas.
Correu desse modo até chegar em um lugar elevado, onde havia uma Cruz e, um pouco abaixo, no chão, um Sepulcro. Vi Também em meu sonho que, no exato momento em que Cristão se deparou com a Cruz, o fardo caiu de suas costas e começou a rolar, continuando até que alcançou a entrada do sepulcro, e não mais o vi." [Citação do Livro O Peregrino - Capitulo 7].
Que trecho lindo: o momento em que o fardo do pecado, que gerava peso e cansaço à Cristão, e mediante a Cruz, sepultado e esquecido pelo amor, graça e sacrificio de Cristo, nas dependências do caminho da Salvação!
E não, este não é o fim da história, é apenas o inicio de uma longa jornada, que eu e você, assim como Cristão, temos em comum: a vitória sobre nossos pecados, e o jugo leve e suave de Cristo sobre nós é apenas o principio de uma jornada diária que nos guiará até a Cidade Celestial!
Concluo dizendo que o livro O Peregrino é leitura obrigatória depois da Bíblia. Acredite, você se verá em todas as situações vividas por Cristão, e cada capítulo e situação, obterá grandes ensinamentos que edificarão a sua fé e lhe trarão ainda mais convicção para viver um estilo de vida Coram Deo, portanto, leia o quanto ante O PEREGRINO!
"a uma coisa estou resolvido, isto é, a correr enquanto possa; e quando já não possa correr, caminharei devagar; e quando isto me seja impossível me arrastarei, pois em quanto ao essencial, graças Àquele que me ama, estou decidido" - John Bunyan - O Peregrino
Em Cristo,
Fabio Bueno


Comentários